domingo, 31 de janeiro de 2010

O 1º antibiótico

Resolvi criar esse blog porque hoje é um dia que me sinto angustiada porque pela 1ª vez a Sofi terá que tomar antibiótico. Queria falar com alguém, conversar, só falar. Mas as pessoas me acham um E.T. porque não gostaria que ela tomasse o maldito antibiótico. Como se fosse uma coisa boa...
Nesses 1 ano e 7 meses de vida foram algumas febres, viroses, inflamações de ouvido, mas sempre optamos por tentar com o companheiro (rsrs) Alyvium, agindo como anti-inflamatório. Sempre deu certo. Certamente tivemos que ter muito mais paciência, pois foram mais dias de tratamento, etc, mas conseguimos escapar do antibiótico até então, que sabemos que mata tb as "bactérias" do bem, deixando mais sensível todo o sistema imunológico.
O fato é que ontem de manhã saímos, e depois destes intermináveis dias de chuva, eu não imaginava que seria um calor daqueles em Curitiba. A menina saiu vestida de tênis, meia, calça (fininha, mas calça) e camisetinha de manga longa (fininha, mas manga longa). Logo percebi que ela estava mais quentinha do que o normal, mas pensei que fosse pelo execesso de roupa. Chegamos em casa, colocamos um vestido bem fresquinho, e ela brincou e falou o dia inteiro, como de costume.
À noite o Dani foi dar banho nela e de repente escuto uma gritaria da Sofi, corri para o banheiro e quando cheguei lá o Dani estava abraçando ela bem forte, que estava chorando muito e tremendo muito. Ele disse que ela começou assim logo que a tirou da banheira. Tentei acalmá-la, ela não parava de gritar e tremer. Ela estava roxa e gelada. Vesti a minha princesa rapidamente, vim para o quarto e enrolei-a num cobertor. O Dani fez uma mamadeira e ela se acalmou e dormiu, ela continuava gelada mas o rosto estava muito quente. Resolvemos medir a febre e 38º. Ai que medo. Ficamos numa dúvida entre levá-la ou não para o hospital, resolvemos dar um Alyvium e esperar a febre ceder, ficamos monitorando, não teve mais febre e dormiu até às 10h da manhã.
Pensamos, "só mais um dente!". Doce ilusão.
Logo que acordou começou a ficar manhosa e chorona. Não é a cara da Sofia isso. Termômetro em ação, 38º de novo.
Desta vez não tivemos dúvida, vamos ao médico. Domingo, não dá pra levar na pediatra dela (que amamos!) então vamos ao Pronto Socorro. Resolvemos levar ao Nossa Senhora das Graças, que é mais perto de casa e não tem tanta fila quanto no Pequeno Príncipe. A médica que nos atendeu era bem simpática mas bem ligeira também, mal examinou a Sofia e fez uma listinha de remédios (incluindo o antibiótico). Nem mediu a temperatura, que a essa altura já estava em 39,7º. Já saí do consultório ligando para a Jú (pediatra). Pra falar a verdade, não sei por que levo ela em Pronto Socorro, eu SEMPRE ligo pra Jú depois rsrs.
Ela pediu pra gente não dar o antibiótico e encontrar ela no Pequeno Príncipe às 19h, pois ela entraria no Plantão (ela trabalha na UTI Neo Natal) às 19h3min.
Lá estávamos nós às 19h, encontrando com o nosso anjo Jú. Depois de virar a Sofia do avesso, ela nos falou que tinha muitas placas nas amigdalas, e que desta vez não escaparíamos no antibiótico. Ai que raiva!
Mas eu confio MUITO na Jú e ela sabe o quanto não queríamos isso, o quanto protelamos, então se ela receitou é porque a mocinha está precisando mesmo. Então vamos em frente.
E seja o que Deus quiser.
Estou me sentindo mal, estranha, porque algumas coisas fogem do nosso controle. Mas eu quero o melhor pra minha Sofia, então se hoje o melhor pra ela é a tal da Amoxilina, vamos em frente com a tal da Amoxilina.

2 comentários:

  1. Mila...fiquei até tensa com o que você escreveu, pude imaginar a cena...não sou mãe, então não tenho conselhos a esse respeito pra te dar, mas queria te dizer que estou aqui fazendo pensamento positivo pra Sofia-linda melhorar logo,viu?
    Mil beijos,
    Vivian

    ResponderExcluir
  2. Querida Mi
    Fico feliz de existirem mães tão preocupadas como você!!! Confesso que também odeio remédios e fico sempre na expectativa que seja algo que em alguns dias melhora sõ com alivum. Minha pouca experiência com o Bruno e o Lorenzo (2anos e 3 meses) foi sempre tranquila. O Lorenzo tomou 2 vezes, mas ele estava um verdadeiro caco, mole, sem comer, sem cor, chorando o tempo todo, e isto dá um desespero muito grande!!! Ainda tem o pior que eu acho ser a sensação de impotência. Foge do nosso controle... o que importa é oferecermos sempre uma alimentação saudável, que ajuda muito na imunidade, e quando chega o extremo, manda a amoxicilina e em 3 dias vc vai ver a Sofia pronta pra brincar!!!

    ResponderExcluir