segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

ANGÚSTIAS DE MÃE

Eu me angustiei quando a bolsa rompeu um mês antes do previsto.
Fiquei tranqüila ao ver minha filha nascer saudável e ir para casa junto comigo, mesmo tão pequenina.

Eu me angustiei quando ela pouco engordava, quando o que ela mais precisava era ganhar peso.
Me angustiei ainda mais quando aos 4 meses tivemos que complementar sua alimentação com leite artificial, quando descobrimos que ela não tinha ganhado nenhuma grama em 3 semanas.
Fiquei mais tranqüila quando percebi que a mamadeira não era tão vilã assim, que mesmo eu desejando tanto a amamentação exclusiva precisei dela para me ajudar, ela me ajudou.

Me angustiei quando aos 5 meses a Sofia escolheu tomar somente a mamadeira, rejeitando o peito.
Só fiquei mais tranquila depois de dias, quando consegui entender que eu não era menos mãe ou menos mulher por isso.

Me angustiei quando aos 14 meses resolvi colocá-la na escola, pois ao mesmo tempo que eu acreditava que ela seria muito feliz convivendo com outras crianças, eu parecia estar abandonando a minha pequena. Me angustiei ainda mais quando pensava que ela iria chorar e se sentir abandonada.
Fiquei tranquila desde os primeiros dias, ao ver minha filha feliz ao chegar à escola e chorando para vir embora (acreditem, todos os dias, até hoje!!!).

Me angustiei quando aos 14, 15 meses ela não comia mais só o que eu queria, negava muitas das minhas "engenhocas nutritivas" e já se interessava por algumas coisas que eu nem queria apresentar a ela.
Fiquei tranquila quando entendi que ela não é um E.T. nem vive numa bolha, e que na sua convivência em sociedade vai conhecer algumas guloseimas e que ninguém morre por comer uma guloseima de vez em quando. Entendi que todo radicalismo é burro (porque uma hora a gente acaba se contradizendo) e que deve haver equilíbrio em TUDO.

Me angustiei quando ela, ontem, estava ardendo em febre, tremia muito e estava toda roxa. Me angustiei ainda mais quando ela precisou começar a tomar antibiótico, pela 1ª vez, com 1 ano e 7 meses. Me angustio ainda mais ao ver, hoje, a minha menina comilona sem comer nada o dia inteiro, com febre, caída pelos cantos.

Ainda não vejo resultado da tal Amoxilina. Tudo bem que a médica nos falou que demoraria 48 horas. Mas coração de mãe sofre.
E ainda não está tranquilo...

Um comentário:

  1. Muita calma, paciência, colo... Coração de mãe sofre (e MUITO), mas pense que depois que tempestade passar, vc terá crescido ainda mais como mãe e vai ter uma filha ainda mais forte!!

    Tudo passa, e como vc escreveu, muito sabiamente," Entendi que todo radicalismo é burro (porque uma hora a gente acaba se contradizendo) e que deve haver equilíbrio em TUDO".
    Depois que isso passar, vc ainda vai terminar o último parágrafo desse post de forma mais tranquila. Depois da tempestade, o céu se abre cheio de luz e calor do sol.

    Estamamos qui no pensamento positivo.

    Beijão.

    ResponderExcluir