domingo, 14 de fevereiro de 2010

Sofi tá crescendo...

Na segunda-feira dia 8 a Sofi completou 1 ano e 8 meses... Nesta noite a Sofi arrancou sua fralda e saiu correndo falando "xixi, xixi"... Sentou no penico e fez o xixi.
Até então ela tinha nos dado umas "dicas" que não queria mais usar fralda, mas nós continuamos a deixando de fralda, afinal a gente acha ela tão pequenininha...
Depois do episódio da noite do dia 8, continuou sendo assim, toda hora que queria fazer xixi tirava a fralda e fazia xixi no penico. Apesar de ainda estarmos inseguros, achando que ela é tão bebê, não tinha mais porque protelarmos o desfralde. A partir de sexta-feira ela está passando o dia inteiro de calcinha.
Escapes? Quase zero. Ela avisa toda hora que quer fazer xixi. Isso prova que cada criança tem um tempo e que é ela quem deve nos avisar disso.
Durante esse verão, escutei muitas vezes: "Tira essa fralda no verão se não ela vai ficar até o ano que vem de fralda". E se ficasse? Grandes coisas... Eu jamais iria tirar a fralda da minha filha pra aproveitar o verão porque é mais prático. Se esse "estalo" que ela teve tivesse sido em julho, agosto, tenho certeza que seria tão tranquilo quanto agora, afinal foi ela que mostrou que está pronta e não seria diferente se fossse no inverno.
Cansei de ver amigas durante este verão deixando seus pequenos e pequenas sem fralda o dia inteiro, na doce ilusão de que estão ensinando alguma coisa. Se a criança ainda não "se tocou" que pode fazer xixi e cocô no penico ou no vaso, não é o fato de ficar sem fralda que vai fazê-la entender isso. O desfralde está intimamente ligado com o desenvolvimento da linguagem, vejo pessoas tirando as fraldas de seus filhos que ainda não falam uma palavra... Uma dó.
Respeitar o tempo de cada um. No sentido mais íntimo e profundo dessa frase. Não adiantar as coisas. Não atrasar também. A criança é um ser extremamente sensível e mostra pra quem a ama quando é a hora de cada coisa.
Respeitar é preciso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário